Categorias, Séries e Filmes

FILME – Cidade do Silencio

Baseado em fatos reais

   Olá amores!
Hoje vim contar para vocês sobre este filme que assisti e achei sim, muito interessante. Para mim que estou a caminho de me formar em jornalismo, assistir este filme foi como saber um pouco sobre a experiência em uma das áreas de jornalismo que neste caso, abordou o “Jornalismo Investigativo”.
Além de Jornalismo Investigativo, nos deparamos também com um assunto que é muito atual, o “Estupro”, algo muito triste, porém que não deixa de acontecer, e como no filme, na vida real temos muitos casos, e nem todos são denunciados.

Imagem

  No filme “Cidade do Silêncio”, A fronteira dos Estados Unidos e do México estão cheias de indústrias que abrigam trabalhadoras que dão tudo de si por um baixo custo de vida. As autoridades das indústrias se aproveitam para ter diversas mulheres trabalhando em grandes turnos, pagando pouco e tendo grandes lucros. Na cidade de Juarez, no México, as trabalhadoras ficam a mercê da falta de segurança, a caminho da fábrica até as suas casas, correndo grande risco de serem violentadas e assassinadas.
O numero de casos de estupros e assassinatos na cidade de Juarez são muito grandes, passando de milhares de casos, porém, as autoridades não deixam a maioria dos casos serem divulgados, pois os assassinos são de grande influência das autoridades, fazem até parte das grandes indústrias e fábricas em que as jovens trabalham, retratando assim a “Auto Censura”, a  falta de liberdade de expressão a imprensa.Jennifer Lopez é uma das personagens principais do filme, passando-se por uma Jornalista americana (Lauren Adrian), que é mandada para Juarez para fazer uma matéria referente aos acontecimentos de estupros e assassinatos com as mulheres, logo de inicio, Lauren não queria fazer a matéria, mas aceitou em troca de conseguir o cargo de correspondente internacional. Quando ela chega a Juarez, se depara com seu amigo de redação, Antonio Bandeiras (Afonso Dias), que está dirigindo um pequeno jornal local na cidade, tentando expor os fatos que são escondidos pelas autoridades.

No decorrer do filme, Lauren se depara com uma jovem sobrevivente de um estupro e quase assassinato, faz de tudo para proteger, e começa a investigar para descobrir sobre os assassinos, conforme dava andamento na investigação, ia descobrindo muitas coisas, até desvendar os mistérios da cidade, conseguiu encontrar os dois estupradores da jovem. Quando finalizou a matéria, mandou para o jornal onde trabalhava nos Estados Unidos, porém como isto iria atrapalhar os políticos, ela foi proibida de postar a matéria. Revoltada, se mudou para o México, e fez de tudo para expor os acontecimentos e ajudar as mulheres contra esses assassinos, mesmo sendo algo que ainda acontece com muita frequência, e colocando sua vida em risco, ela fazia o que podia para ajudar.

Imagem

Este filme é baseado em fatos reais. Efeituando buscas na internet me deparei com diversas matérias de grandes veículos de comunicação, retratando os constantes estupros e assassinatos, algo que infelizmente não cessou. Com todos os acontecimentos, apelidaram a cidade de Juarez como, “Cidade que odeia as Mulheres”. Algo que é muito triste de se ver, e que sim, nos deixa uma mensagem, de como a vida pode ser injusta que é o que ocorre no filme, por só querer saber de dinheiro e  poder, as autoridades não dão a mínima para os acontecimentos, e deixam a “Auto Censura” esconder o que deveria ser exposto e arrumar uma solução para acabar com os crimes.
O que me prendeu para assisto-lo foi a força de vontade de Lauren, que mostra um jornalismo que luta pelas pessoas, o que me faz admirar muito esta profissão, e ter orgulho de ser a que escolhi para o meu futuro.
Espero que tenham gostado, beijinhos.
Apresentação1
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s